sábado, 6 de junho de 2009

Projeto de Aprendizagem

DISCIPLINA: Informática Educativa II

NOME DOS ALUNOS(AS):
Pollyanna Vieira Leite
Rebeca Pereira Leite
Suely Breda Gava
Tereza Cristina Novaes Meirelles

PÓLO: Itaperuna

GRUPO: Determinação

TUTORA: Lúbia Siqueira Badaró

1-Título do Projeto:
UTILIZANDO BLOGS COMO FERRAMENTA DESUPORTE A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Erastóstenes e o cálculo de distâncias inacessíveis

2- Disciplina e anos envolvidos:
O projeto intitulado "Utilizando Blogs como Ferramentas de Suporte a Aprendizagem de Matemática: Erastóstenes e o cálculo de distâncias inacessíveis", destinado ao 2º ano do Ensino Médio, vincula-se à disciplina de Matemática, mais especificamente, à área de estudo da Trigonometria.

3- Tema Central
O principal tema de trigonometria que o projeto em pauta pretende desenvolver é o cálculo das distâncias que não podiam ser medidas diretamente. Para esse entendimento, propõe-se propiciar a aprendizagem dos conceitos de semelhança de triângulos e a compreensão do Teorema de Pitágoras. Dessa forma, os alunos poderão chegar à conclusão que através da aplicação dos conceitos de trigonometria, são formulados métodos que possibilitam o cálculo de distâncias inacessíveis.

4- Temas de apoio
A Lei dos seno e a Lei dos co-seno são os temas de apoio que também serão abordados no trabalho.

5- Justificativa
Este trabalho pretende dar aos alunos uma perspectiva histórica da Matemática. É necessário que os alunos tenham percepção que a matemática não é algo estático e que evolui ao longo dos tempos e que, com o auxílio de ferramentas tecnológicas da web 2.0 pode ser melhor trabalhada e divulgada para outras pessoas. Além disso, é importante que os alunos compreendam que, muitas vezes, não é necessário um raciocínio matemático complexo para resolver problemas que nos parecem inacessíveis.
Sobre a proposta Web 2.0, ela é frequentemente associada a dois aspectos: um social e outro tecnológico. O aspecto social refere-se a um grupo de aplicações que permitem um maior grau de interatividade e colaboração, onde todos os usuários são capazes de produzir conteúdo. Sua incorporação nos ambientes de aprendizagem possibilita a adoção de práticas pedagógicas que visam o aumento da colaboração e da participação dos alunos. Já o aspecto tecnológico permite a definição de um ambiente de aprendizagem componível onde o professor e o aluno não ficam restritos a um conjunto de funcionalidades preexistentes, sendo possível incorporar novas aplicações a partir de serviços disponíveis na Internet.
Por isso, como ferramenta de integração do aspecto social e do tecnológico, recorremos ao uso do blog. É o que chamamos de software social, que permite preparar os estudantes para participarem em redes, onde o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado.
Segundo Lévy (2000), o aluno que navega no ciberespaço possui uma forma diferenciada de trabalhar o conhecimento. Esta percepção pode ser facilmente comprovada pelos inúmeros recursos que um aluno nativo do ciberespaço utiliza no seu cotidiano.
Estamos acostumados a observar o jovem de hoje usar de forma simultânea o MSN, a Internet, jogar, falar no telefone e até mesmo estudar. Isto pode parecer muito complexo e pouco provável para nós imigrantes do ciberespaço. No entanto, esta é a realidade do jovem atualmente.
Desta forma, na escola os blogs podem servir a vários fins: podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos, o e-portfólio de professores e alunos. Podem servir como recursos no acompanhamento e gestão da escola, promover pensamento crítico e analítico, promover o pensamento criativo, intuitivo e associativo e, ainda, combinam o melhor da reflexão individual e solitária, com a interação social, num exercício da inteligência coletiva servindo como elemento articulador e apoiador das discussões entre o professor e seus alunos.
Neste contexto se insere este projeto, a qual buscará explorar o uso dos blogs dentro do conjunto de alternativas do ensino da Trigonometria.

6-Objetivos Gerais e específicos
6.a) Objetivos Gerais:
O principal objetivo do projeto é fazer com que o aluno perceba a importância da matemática no seu dia-a-dia e a sua relação com o mundo, com as outras disciplinas.
Com auxílio da tecnologia e da história, o projeto pretende desenvolver o aprendizado da matemática e de suas aplicações de maneira prazerosa, dinâmica, concreta, objetiva e interessante aproximando-a das outras ciências para que os alunos entendam que a matemática não é isolada, e assim como as outras disciplinas curriculares, fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que nos cerca, sendo uma ferramenta essencial na solução de problemas deste mundo.
Através de diferentes atividades, como leitura de livros, pesquisas e investigações na internet, utilização de um blog, este projeto busca mostrar as inter-relações entre a matemática e o cotidiano tornando o aprendizado interessante e fazendo da matemática uma disciplina agradável, trabalhando com sua compreensão concreta e objetiva, desmistificando, assim, o medo, o pavor e a antipatia criada pelo educando junto à matemática.
Devido ao forte caráter integrador e interdisciplinar da matemática, podemos integrá-la facilmente com outras áreas fazendo uso do blog (ferramenta da Web 2.0), que é um recurso facilitador da aprendizagem colaborativa e da integração entre os componentes do grupo, permitindo que o estudante se aproprie dos conhecimentos e vislumbre-se do seu brilho e beleza.

6.b) Objetivos específicos:
● Ilustrar, através de exemplos simples e interessantes de conteúdos da Geometria com aplicação na Astronomia, como os astrônomos antiguidade, usando noções simples de conteúdos da Matemática, como semelhança, proporcionalidade, triangulação, desenvolveram métodos para calcular a distância da Terra ao Sol, da Terra a Lua e o tamanho desses astros;
● Colaborar para enfatizar a importância da História da Matemática no contexto da prática escolar como componente necessária de um dos objetivos primordiais da disciplina, pois é interessante que os estudantes compreendam a natureza da Matemática e sua relevância na vida da humanidade;
● Reconstruir conceitos reconhecendo, as dificuldades e o esforço histórico da humanidade para a construção de conceitos;
● Permitir que os alunos percebam que os conceitos geométricos estudados em sala de aula têm aplicação na vida diária;
●Dar significado ao estudo da Matemática, através do trabalho colaborativo com situações cotidianas que envolvem o cálculo de distancias inacessíveis;
●Tornar o aprendizado matemático agradável e interessante, através do uso das novas tecnologias de ensino, especialmente pelo uso dos recursos da Web 2.0, criando simulações ou situações concretas e dinâmicas de aprendizagem, a fim de fazer com que tal aprendizado seja facilitado;
●Levar os alunos a reconhecer a interdisciplinaridade e perceber que os saberes adquiridos diariamente na sala de aula encontram-se interligados, formando uma “teia de conhecimentos".
●Utilizar a informática no tratamento de conteúdos e elaboração de modelagem de problemas.
●Analisar vídeos e utilizá-los em sala de aula.

7- Enfoque Pedagógico
O Enfoque Pedagógico que norteia este projeto é o Construtivista, visto que se pretende conduzir as atividades colocando o aluno como sujeito de sua aprendizagem e favorecendo a sua autonomia. A aprendizagem para eles é (re)construída pela interação do indivíduo com o ambiente e ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva do aluno, que é a base para inicialmente relacionar e depois vincular nova informação.
Para provocar a reflexão do aluno, o professor, assumindo uma postura de provocador e estimulador de novas experiências, irá apresentar questões que despertem a curiosidade do estudante e a vontade de descobrir, pesquisar, tirar conclusões, estabelecer princípios e relações.
A abordagem sociointeracionista também está presente no projeto, pois através das atividades em grupo, da colaboração, almeja-se que a aprendizagem seja favorecida por essa vivência plural. Não é possível a um indivíduo isolado do mundo e das pessoas, ter idéias.


8- Recursos Tecnológicos
Para a execução do projeto serão usados os seguintes recursos tecnológicos:
•Computadores conectados à internet;
•Calculadora científica;
• Datashow;
• Softwares Educacionais e
• DVD para a execução do vídeo.

9- Etapas e suas estratégias de realização
Para o desenvolvimento do projeto foram programadas as etapas abaixo:
1ª Etapa:
Fornecer aos alunos, motivação histórica sobre a vida de Erastóstenes e o Cálculo da Circunferência e do Raio da Terra para a realização do projeto, com exemplos que permitirão aos alunos perceber onde são aplicados alguns conceitos geométricos que estão sendo ensinados pelo professor. Espera-se que essa atividade seja um estímulo para aguçar a curiosidade desses alunos para o mundo da ciência.
Os fatos históricos também vão colaborar para enfatizar, como sugere as Diretrizes Curriculares, a importância da História da Matemática no contexto da prática escolar como componente necessária de um dos objetivos primordiais da disciplina, pois é interessante que os estudantes compreendam a natureza da Matemática e sua relevância na vida da humanidade.

2ª Etapa:
Desenvolver uma pesquisa em sites de busca sobre outros Matemáticos e suas contribuições no cálculo de distâncias inacessíveis e estimular a resolução de problemas parecidos com os que os matemáticos descobriram através da trigonometria e com o auxílio de calculadora científica e/ou softwares educacionais.

3ª Etapa:
Criação de um Blog pela turma onde os conhecimentos obtidos na realização das etapas anteriores possam ser compartilhados entre os alunos e depois divulgados para toda a escola (aspecto social) para uma aprendizagem colaborativa e interativa.
Além disso, o blog também é importante pelo aspecto tecnológico, tão apreciado pelos alunos e que promove uma motivação maior na realização do projeto, por ser um recurso diferente e atual na construção do conhecimento coletivo.

10- Definição de papéis
Os alunos e professores assumirão alguns papéis dentro do trabalho:

Alunos
1º Grupo: responsável pela pesquisa sobre Matemáticos e suas contribuições no cálculo de distâncias inacessíveis que servirão como base teórica motivadora do grupo todo.

2º Grupo: responsável pela criação e montagem do blog em que o grupo divulgará os resultados do projeto.

3º Grupo: responsável pelo conteúdo que será exposto no blog, como texto e figuras.

Professores
1º Grupo: composto por professores de história, responsáveis em auxiliar os alunos do grupo 1 no recolhimento dos dados históricos necessários para a motivação do projeto.

2º Grupo: composto por professores de computação e artes, responsáveis pelo grupo 2, auxiliando-os na montagem do blog e nos efeitos.

3º Grupo: composto por professores de matemática e geometria, que estarão à disposição dos alunos do grupo 3 para o esclarecimento de dúvidas que possam surgir na confecção do texto sobre o tema escolhido.

4º Grupo: composto pelos coordenadores e diretores e responsável pela divulgação do projeto para toda a escola e comunidade.


11- Sites e bibliografia de apoio



12- Coleta de dados
Os dados serão coletados através de um levantamento e análise de livros didáticos sob uma perspectiva crítica.



13- Seleção de material
Aquisição e leitura do livro “O Bibliotecário que Mediu a Terra". Os alunos se dividirão em grupos de 4 para ler, discutir o livro e fazer uma resenha crítica para ser inserida no blog.


14- Programação visual
Vídeo:
Planeja-se apresentar aos alunos o Vídeo “Donald no País da Matemática com a geometria, a astronomia, a ótica entre outras”. Isso porque se pretende mostrar aos alunos algumas aplicações da geometria e aguçar a curiosidade e os espírito investigativo.
Vídeo Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T8PIIk3_qt8&eurl=http://www.weshow.com/br/p/13116/

Site de pesquisa: http:// www.zenite.nu/08/0508.php
Nesse site o aluno irá tomar conhecimento do método que Aristarco de Samos (310-230 a.C.) utilizou para calcular a distância da Terra ao Sol. O método aplicado por Aristarco utiliza uma Geometria elegante e simples.

Blog:
Blog é um recurso da web 2.0 que é um diário online no qual o aluno publicará os resultados do projeto (pesquisas, imagens, histórias e idéias sobre o tema proposto). Sua criação e atualização são fáceis e rápidas, além de permitir que os estudantes publiquem sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

15- Meios para execução
Torna-se essencial criar um blog para a sistematização dos conteúdos trabalhados, para discussão dos resultados entre alunos e professores e para a socialização dos conhecimentos produzidos a partir do projeto.
No entanto, este mesmo blog será produzido pelos alunos e não será necessária a contratação de empresa especializada em criação de sites e ferramentas da Web 2.0.
Além disso, não existirão custos adicionais ao projeto, visto que serão utilizados os computadores com acesso à internet, disponíveis na escola, especialmente no Laboratório de Informática.

16- Avaliação
A avaliação estará presente durante o processo de ensino-aprendizagem e deverá considerar as competências pedagógicas e as competências sociais a serem adquiridas pelos alunos. Dessa forma, o erro na resolução das atividades deverá ser respeitado e encarado como uma chance de revisão de conceitos e estratégias de solução, além de uma oportunidade para o crescimento do grupo, que pode discutir e buscar melhores soluções.
Qualquer tentativa de solução para o problema em questão deve ser motivado, para que o aluno se sinta confiante e disposto a buscar soluções cada vez melhores, e perceba que sua opinião é muito importante para o crescimento do grupo.


17- Cronograma
Primeira Semana:
· Divisão dos grupos, distribuição das atividades e exibição do filme “Donald no Pais da Matemática ”: 1º dia.
· Pesquisa na internet sobre conteúdos de matemática: 2º dia.
· Discussão sobre as ferramentas pesquisadas e sua importância e relevância no aprendizado: 3º dia.

Segunda Semana:
· Pesquisa na internet sobre a vida de Aristarco de Samos e Eratóstenes e discussão sobre a mesma: 4º dia.
· Criação do blog para discussão das atividades: 6º dia.
Terceira Semana:
· Divulgação da comunidade criada sobre os grandes cientistas e discussão sobre o andamento das atividades e pesquisas: 7º dia.
· Mostra Matemática (dia onde todos os resultados das atividades serão divulgados para a turma): 8º dia.

Fechamento do Projeto
· No final da terceira semana será realizada uma tarefa denominada “O X da Questão” (enigmas matemáticos), envolvendo todo o Ensino Médio, numa confraternização e finalização do projeto: 10º dia.

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