sábado, 27 de junho de 2009

Teodolito Caseiro

O teodolito caseiro é um excelente material para fixar o aprendizado de como trabalhar com transferidor para medir ângulos e ao mesmo tempo dando uma noção básica de razão trigonométrica em triângulos retângulos. Além de ser estremamente importante no estudo de distâncias inacessíveis. Veja abaixo como construir um teodolito com material barato de amneira simples:

Material necessário

Um copo de plástico (a) com tampa (b), xerox de um transferidor alinhada e colada numa base quadrada de papelão (c), um pedaço de arame fino com cerca de 15 centímetros de comprimento (d) e um pedaço com a mesma medida de um tubo de alumínio de antena de TV (e).


O toque de precisão

tampa do copo servirá de base para a rotação do teodolito e deverá ser colada, de cabeça para baixo, de modo que seu centro coincida com o centro do transferidor, o que dará mais precisão ao teodolito. Para encontrar o centro da tampa, trace nela dois diâmetros. E faça um furo onde eles se cruzarem. Tampas desse tipo geralmente trazem ranhuras na borda que podem ajudá-lo a encontrar o ponto certo. Use o arame fino como guia para alinhar o centro da tampa com o centro do transferidor (veja no destaque).

O ponteiro
O arame fino será o ponteiro do teodolito que permitirá fazer a leitura em graus no transferidor. Para instalá-lo, faça dois furos diametralmente opostos na lateral do copo, próximo de sua boca (use o diâmetro marcado na tampa como guia para fazer esses furos), e passe o arame pelos furos deixando-o atravessado no copo.
A mira
O tubo de antena será a mira por onde você avistará os pontos a serem medidos. Cole o tubo na base do copo, de forma que ele fique paralelo ao ponteiro (arame fino). Para refinar essa mira, cole na extremidade do tubo dois pedaços de linha formando uma cruz. (veja na ilustração)

Pronto para usar

Finalize encaixando o copo na tampa. A versão caseira funciona como o aparelho verdadeiro (ao lado). Com ele, você mede, a partir da sua posição, o ângulo formado entre dois outros pontos. Na horizontal ou na vertical, basta alinhar a indicação 0° do transferidor com um dos pontos e girar a mira até avistar o outro ponto. O ponteiro indicará de quantos graus é a variação.

FONTE:Construindo um teodolito caseiro usando material de sucata. Disponível em: . Acessado em 27 de Jun. de 2009.

Postado por Pollyanna Vieira Leite.

5 comentários:

  1. como que eu consigo calcular a altura de um sobrado com esse teodolito?

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, vcs disponibilizaram de forma bwem clara, parabéns

    ResponderExcluir
  3. mede a distância do sobrado até o teodolito, mede a altura de tripé(ou local onde vai ficar o teodolito)então,enfim, vocÊ mira o teodolito no pico do sobrado(lugar mais alto)e depois de determinar o ângulo, monta o cálculo!;)

    ResponderExcluir
  4. mas esse teodolito n da pra mira pra cima, só pra roda,, n é? n entendi como fazer direito

    ResponderExcluir
  5. é fácil de fazer vamos ver se funciona '

    ResponderExcluir